Por que o alongamento é tão importante para o corpo?

Categoria: Dicas

Sabemos que fazer exercícios físicos regularmente é um dos grandes segredos para uma vida saudável e um corpo em forma. Mas, você sabia que se alongar é tão importante quanto  treinar?
Se você é daquelas pessoas que morrem de preguiça só de pensar em se alongar, saiba que ele  é muito mais importante do que se pensa.



Vamos falar sobre os vários benefícios do alongamento e explicar por que essa prática deve se tornar um hábito diário, tanto para quem treina com frequência quanto para quem treina esporadicamente. Confira!



Previna lesões




Com certeza você já ouviu seu treinador dizer que o alongamento é importante para prevenir lesões, não é mesmo? E, claro, ele está certo! O alongamento prepara o corpo para os impactos dos exercícios, além disso, ele também fortalece a musculatura e colabora no aumento do gasto calórico.



O alongamento feito de forma correta promove o estiramento de boa parte das fibras musculares, além de propiciar uma amplitude maior dos movimentos, melhorando a performance em diferentes atividades físicas.



Na hora de praticar esse exercício, é importante entender quais são as limitações do seu corpo e evitar que a prática que deveria te ajudar acabe causando alguma lesão. Sempre fique atento às instruções de profissionais da área e respeite os limites do seu corpo.



Entenda a importância do alongamento




Se você parar para observar, o corpo pede o tempo todo pelo alongamento. Basta perceber a vontade de se espreguiçar pela manhã em em vários momentos do dia a dia. Aliás, aproveitar esse momento da manhã para praticar uma série de alongamentos é excelente.
Quando praticado pela manhã, causa uma sensação de bem-estar e alívio que são perfeitas para começar bem o seu dia.



Quem pratica alongamentos diariamente consegue perceber as mudanças em poucos dias, seu corpo se mostrará mais preparado e disposto para a rotina diária. Isso por que a sensação de relaxamento e bem-estar que essa prática oferece melhora a qualidade de vida, elevando o ânimo, aumentando a autonomia do corpo e prevenindo o surgimento de dores.



Para um aproveitamento ainda melhor do alongamento, é indicado que ele seja feito antes e depois dos treinos. Afinal, músculos encurtados e tensos limitam muito a amplitude dos movimentos, afetam sua postura e pode até mesmo gerar desconfortos físicos.



Agora você já sabe, se alongar todos os dias é garantir mais saúde para seu corpo e também para sua mente. Aproveite os momentos da manhã para praticar uma série de alongamentos e começar seu dia de forma ainda melhor, com mais calma e com seu corpo pronto para qualquer desafio.



Mas lembre-se sempre de consultar seu treinador para que ele possa te indicar os melhores alongamentos de acordo com suas limitações e suas necessidades. Aproveite todos os benefícios que ele pode te oferecer!



Gostou das nossas dicas? Aproveite para assinar nossa newsletter e receber em primeira mão nossos conteúdos e descontos exclusivos.



 

Legging