Conheça os benefícios do pilates

Categoria: Dicas

Você já deve ter reparado que o Pilates ganhou um boom de adeptos no Brasil nos últimos anos, não é mesmo? Por muito tempo esse exercício foi visto apenas como uma forma de alongamento e como uma prática  mais voltada para a terceira idade. Com o tempo, mais pessoas foram conhecendo esse método muito interessante e começaram a praticá-lo.



Você que já ouviu falar sobre o pilates conhece todos os benefícios que essa prática pode oferecer para seu corpo e sua mente? Vamos tirar suas dúvidas hoje. Confira!



Como funciona o pilates?



O Pilates surgiu no início do século passado e foi criado por Joseph Pilates com o objetivo de unir corpo e mente em exercícios  de concentração, força e mobilidade, utilizando movimentos  específicos e diferentes dos que estamos acostumados a ver em academias, por exemplo.



O foco dos exercícios do pilates está no que é chamado de “Power House” que fica na região do abdômen. O fortalecimento desta parte do corpo é uma das principais funções desse método. A respiração precisa ser constantemente trabalhada entre os movimentos para garantir mais precisão e concentração durante todo o treino.



Os movimentos são feitos de forma mais lenta e controlada, combinando a coordenação motora com a coordenação da respiração e a fluidez do exercício para desenvolver uma melhor consciência do seu corpo.



Benefícios do pilates



Agora que você já sabe um pouco da essência do pilates, é hora de falar sobre os vários benefícios que essa prática pode te oferecer. Todos os movimentos fortalecem várias partes do corpo ao mesmo tempo, fazendo com que você tenha um aumento considerável de resistência física.



O abdômen, ou chamado “power house”,  precisa estar ativado em todos os exercícios do pilates, o que faz com que esse músculo seja desenvolvido e que sua postura fique ainda mais correta. O alongamento é praticado em conjunto com o exercícios de força, por isso a flexibilidade também ganha um plus a mais.



Por exigir uma respiração correta e coordenada com os exercícios, o pilates melhora a qualidade da sua respiração no dia a dia, promove relaxamento e mais calma. Afinal, manter o cérebro oxigenado é o que permite mais calma durante a rotina estressante do dia a dia.



Quem pratica esse exercício com frequência vai começar a observar a musculatura ficar mais firme, a postura mais ereta a respiração mais consciente, noites de sono com mais qualidade, mais flexibilidade… além de oferecer todos esses benefícios para o corpo e para a mente, o pilates é uma excelente opção para quem quer fugir do ambiente de academia e tentar uma prática bem diferente e dinâmica.



Você que já pratica pilates, conta pra gente o que acha desse exercício. Aproveita para nos marcar na sua foto no Instagram usado looks Angê perfeitos para esse treino.



 

Legging