Tipos de dietas: Decida qual a melhor para você

Categoria: Dicas

Se sua meta é perder peso, você tem vários caminhos a seguir. Contando que não caia em receitas que prometam milagres. O importante é estar atenta e avaliar qual o tipo de dieta certa para você. 



É importante lembrar que, antes de começar qualquer tipo de dieta ou programa para perda de peso, conversar com seu médico ou nutricionista é recomendável. Ele é que pode fazer uma avaliação da sua saúde e condição física. Além disso, você pode ainda discutir como praticar os exercícios físicos com maior segurança. 



O fato é que não existe um tipo de dieta ou programa único a ser seguido por todos. É preciso considerar o estilo de vida de cada pessoa, suas preferências, metas e adaptar as suas necessidades. 



Perguntas que você deve se fazer antes de iniciar a dieta





  • Se você começou uma dieta algum dia e parou, o que a fez parar? 




  • O que funcionou ou não? 




  • Como se sentiu, fisicamente, com a dieta?




  • Você prefere fazer dieta sozinha ou em grupo?




  • Está preparada para mudar sua alimentação, caso precise, ou não?




  • Você tem algum problema de saúde que a impeça de fazer algum tipo de restrição alimentar?





Perder peso lentamente, embora constante, é mais fácil e recomendado do que de forma acelerada. Uma perda de peso recomendável é de até 1 kg por semana, de preferência com acompanhamento do seu nutricionista. 



Sabemos que para realizar uma dieta saudável que promova a perda de peso com sucesso é preciso realizar mudanças no nosso estilo de vida e alimentação, bem como atividades físicas e nosso comportamento no dia a dia. 



Procure o Programa que Melhor Atenda Suas Expectativas 



Não adianta começar uma dieta e parar no meio do caminho. Isso é o que acontece quando você erra na escolha do plano. 



Vamos te ajudar a esclarecer as particularidades de cada um:



1. Dieta Flexível: este tipo de dieta inclui uma variedade de alimentos dentre aqueles que precisam ser introduzidos na sua alimentação saudável. Isso inclui vegetais, frutas, laticínios com baixo teor de gordura, grãos, proteínas, entre outros. Numa dieta flexível, o nutricionista costuma fazer uso de alimentos que você encontra facilmente, em mercados locais. Embora tenha flexibilidade, deve-se evitar o consumo de álcool, doces, e bebidas açucaradas. 



2. Dieta Equilibrada:  nesta dieta o nutricionista costuma adequar os alimentos. Ou seja, equilibra a alimentação incluindo nutrientes adequados. Pode substituir alguns alimentos calóricos por outros menos calóricos e em maior quantidade. Ou eliminar por completo os que podem causar algum desvio nutricional, mantendo a dieta o mais segura possível. 



3. Dieta amigável: uma dieta onde inclua tudo o que você gosta de comer. Tem pessoas que não conseguem fazer dieta por ter que se privar de alguns alimentos que comeu a vida inteira. É provável que se a dieta for muito difícil de seguir, você vai desistir no meio do caminho. Melhor é pensar nisso antes e não incluir alimentos que você não vai tolerar até o final da sua dieta. 



4. Dieta + Atividade Física: se você deseja resultados mais rápidos e mais eficazes, vale associar atividade física à sua dieta. Um bom programa de exercícios e menos calorias podem ajudar a aumentar sua perda de peso. Além de oferecer mais qualidade a sua saúde, combatendo a perda da massa muscular que, certamente, irá ocorrer nesse período.



E então, gostou das dicas de hoje? Está preparada para começar uma dieta saudável e cuidar de sua saúde? Deixe seu comentário e compartilhe nosso artigo em suas redes sociais.  



Por: Sonia Ferreira