Saúde Mental - Dicas de exercícios para a mente

Categoria: Dicas

Nosso cérebro é o órgão mais complexo do corpo. Ele regula várias funções corporais, interpreta as informações sensoriais recebidas e processa nossas emoções. É também a sede da memória, inteligência e criatividade.Embora o cérebro faça muitos exercícios todos os dias, certas atividades podem ajudar a aumentar sua função e conectividade. Isso, por sua vez, pode ajudar a proteger o cérebro da degeneração relacionada à idade.O cérebro está sempre ativo, mesmo durante o sono. No entanto, certas atividades podem envolver o cérebro de novas maneiras, potencialmente levando a melhorias na memória, função cognitiva ou criatividade.



Este artigo descreve algumas dicas que podem ajudar a aumentar a memória, a cognição e a criatividade.



1. Prática diária de Yoga



Estabeleça uma prática regular de Yoga. Lembre-se de que é mais eficaz praticar todos os dias por dez a vinte minutos do que fazer sessões muito mais longas apenas uma ou duas vezes por semana. Se você nunca experimentou Yoga, explore uma variedade de estilos e professores para encontrar um que se adapte às suas necessidades. Se você praticar em casa, crie um espaço específico para isso: encontre um horário em que não seja interrompida, desligue o telefone e prossiga com a prática, concentrando-se na inspiração e na expiração de cada respiração. 



2. Meditação



Meditação e Yoga são duas práticas complementares com o mesmo propósito: experimentar a união de corpo, mente e espírito. A meditação vai ajudar você a ir além do tráfego intenso do pensamento da mente para a quietude e o silêncio da consciência pura. Você pode praticar a meditação agora mesmo, fechando os olhos e observando o fluxo de entrada e saída de sua respiração por alguns minutos. Se os pensamentos surgirem, apenas deixe-os ir e volte a atenção para a respiração. Uma das coisas mais importantes sobre a meditação é que não estamos tentando nos livrar dos pensamentos - estamos apenas nos tornando conscientes deles, deixando-os ir e retornando ao espaço silencioso. Seja gentil consigo mesmo e não julgue sua prática de meditação. Experimente esta prática por alguns minutos todos os dias, aumentando gradualmente o tempo.



3. Pratique o Não Julgamento 



No início do dia, diga a si mesmo: Hoje não julgarei nada do que ocorrer. Ao longo do dia, lembre-se desta declaração sempre que você se pegar julgando. O julgamento vem da necessidade do ego de controlar e é baseado no medo. Seu verdadeiro Eu está completamente livre dessas coisas porque reconhece que todos são o mesmo espírito em disfarces diferentes. Qualquer motivo para praticar yoga é um bom motivo. Aumentar o equilíbrio mente-corpo e liberar o estresse são objetivos tão nobres para a prática de yoga quanto o despertar da espiritualidade. 



Esta é a grande dádiva da yoga, servir e nos nutrir em todos os níveis do nosso ser e contribuir espontaneamente para um maior bem-estar em todos os domínios da vida. A yoga ajudará você a descobrir dons dentro de você mesma, que permaneceram fechados desde a sua infância - os dons da paz, da harmonia, do riso e do amor.



Por: Sonia Ferreira