PROTEÍNA: Saiba mais sobre esse nutriente

Categoria: Dicas

Você sabia que a proteína tem vários benefícios? Pois saiba que a proteína é muito importante para o crescimento muscular. A ciência fornece várias evidências sobre isso. O problema é que as pessoas só associam a proteína ao crescimento muscular e nada mais. A proteína é o nutriente mais importante necessário para o desenvolvimento ideal. É a base de cada corpo humano, de cada célula viva e de cada construção de um filamento de DNA. Seu corpo usa proteínas para construir e reparar tecidos corporais, para fazer enzimas, hormônios e é usado como blocos de construção importantes de ossos, sangue, pele, cartilagem e músculos. A proteína auxilia no metabolismo energético e nos processos celulares, e também defende o corpo contra doenças através da função imunológica. Alguns acreditam que, se não praticarem musculação ou algum outro esporte, ficam na dúvida se estão ou não recebendo níveis adequados de proteína. 



Neste artigo vamos deixar alguns benefícios da proteína para o seu corpo, não importando qual seja seu estilo de vida. 



5 Benefícios da Proteína



1. Ajuda a curar lesões



A proteína está diretamente envolvida na cura de lesões do corpo. Se você teve uma lesão recentemente, aproveita para ingerir proteínas para ajudar no processo de recuperação. A proteína ajuda o corpo a reparar tecidos danificados. Portanto, a falta de proteína exigirá uma taxa de cura mais lenta e menos eficiente em seu corpo. 



2. Melhora o sistema imunológico



Seu sistema imunológico é feito de proteínas e depende da produção de mais proteínas para funcionar com eficiência. Ou seja, se falta proteína na sua dieta, isso irá enfraquecer seu sistema imunológico. 



3. Ajuda na construção de hormônios



Os hormônios também podem ativar o crescimento muscular, aumentando a síntese de proteínas ou diminuindo a degradação de proteínas. Portanto, se for deficiente em proteínas, seu corpo não terá os materiais de que precisa para construir e sustentar os hormônios dentro de seu corpo.



4. Redução de gordura corporal



A gordura corporal é reduzida por meio de um déficit calórico, o que significa que você está consumindo menos calorias do que o normal. Isso não significa que você precisa fazer dieta e se restringir às calorias; ao contrário, pode significar apenas estar mais consciente de suas decisões alimentares. 



5. Fonte de energia



A proteína é uma fonte valiosa de energia, fornecendo quatro calorias por grama. Quando comemos alimentos ricos em proteínas, o corpo leva muito tempo para quebrar essa macromolécula, e consequentemente promovendo mais energia. 



Então, como você pode ver, a proteína é muito mais do que um suplemento de fortalecimento muscular, ela é vital e necessária para o nosso corpo, em todas as fases de nossas vidas. Ela ajuda não só no desenvolvimento, mas também na reparação. 



Fique atenta e compartilhe com suas amigas em sua rede social. 



Por: Sonia Ferreira