Por que você precisa se cuidar primeiro:

Categoria: Dicas

De vez em quando surge aquela sensação de culpa por cuidar de si mesma? Se sim, relaxa! A culpa pelo autocuidado se manifesta de várias maneiras em vários momentos de sua vida, mas saiba que dedicar um tempo a si mesma é de extrema importância e não há nada de egoísta em fazer isso. Seja qual for o motivo, há uma voz irritante no fundo da sua mente que faz você se sentir culpada por cuidar de si mesmo, e infelizmente, a culpa pelo autocuidado é um problema comum. É por isso que estamos deixando aqui nesse artigo, 2 razões comuns pelas quais você se sente culpada por cuidar de si mesmo e o que fazer com elas para que você possa tornar a culpa do autocuidado uma coisa do passado.



Por que você se sente culpada por cuidar de si mesma?



Embora seja comum sentir-se culpado por cuidar de si mesma, não é obrigatório. Você pode livrar-se da culpa do autocuidado. O problema é que a culpa pelo autocuidado é complicada - geralmente há mais de uma causa para isso. Isso significa que, se você quiser se livrar da culpa do autocuidado, precisa ter um melhor insight sobre por que se sente culpado (ou egoísta, ou como se precisasse se desculpar) sempre que tentar dedicar tempo ao autocuidado.



Vamos analisar as 2 causas mais comuns de culpa do autocuidado para que você possa finalmente priorizar o autocuidado sem culpa, desculpas ou vergonha.



Primeira causa: não reconhecer o real sentido do autocuidado



Muitas pessoas que lutam contra a culpa pelo autocuidado, tem problemas em definir o que é autocuidado. Para elas, o autocuidado é praticar exercícios, dormir o suficiente e se alimentar bem. Mas, depois de aprofundar, elas acabam definindo como algo que as ajuda a se sentir bem, estar em melhor forma física, ou escapar das muitas obrigações da vida. O problema com essa definição é que ela é interpretada de uma forma muito errada. E isso leva muitas pessoas a acharem que estão sendo excessivamente egoístas ao tentar reservar um tempo para si mesmas.



Segunda causa:  autocuidado como um jogo de soma zero



Há uma crença comum de que priorizar algo significa tirar algo de outra. Isso tem um custo. Embora isso seja verdade para muitas coisas, não é realmente o caso quando se trata de autocuidado. O autocuidado não é soma zero. Se você optar por ir para a academia em vez de um happy hour depois do trabalho, você optou por fazer algo às custas do outro. E então você pode acreditar que a soma zero se aplica aqui. Mas é mesmo? Bem, a verdade é que o autocuidado deve vir antes desta equação entrar em jogo. Deve ser priorizado acima de tudo, até mesmo sua lista de tarefas. Além disso, o autocuidado não é tanto fazer coisas. É principalmente uma questão de mentalidade ... uma forma de viver e de ser. 



O problema é que a maioria das pessoas tende a pensar no autocuidado como mais uma coisa que você precisa adicionar à sua enorme lista de tarefas pendentes. Parece uma tarefa árdua.



O que você precisa é começar a se perguntar como você pode cuidar bem dos outros quando não está cuidando de si mesmo. Porque se você não cuidar de si mesmo, ficará carente.  



Se essas razões fizeram sentido para você, compartilhe com suas amigas em suas redes sociais. E se cuida!!!



Por: Sonia Ferreira