OUTUBRO ROSA - PREVINA-SE!

Categoria: Dicas

Outubro chegou! Conforme as temperaturas diminuem e a folhagem de outono emerge, você começará a ver as cores do outono dominando as redes sociais e os guarda-roupas em todos os lugares. Mas há uma cor que você simplesmente não será capaz de evitar este mês, e por um bom motivo - rosa. Outubro é o mês de conscientização sobre o câncer de mama e as pessoas em todos os lugares já estampam a cor rosa em homenagem à essa causa tão importante.



Nós, da ANGE, também reconhecemos este mês como um momento para celebrar as sobreviventes do câncer de mama e lembrando que é preciso cuidar de nossa saúde. Reunimos essas dicas simples para inspirar consciência, conhecimento e mudanças no estilo de vida que priorizam sua saúde para aumentar a prevenção do câncer e a detecção precoce.



1. Fique atenta: previna-se



A prevenção tem que começar com o conhecimento. Mulheres com risco aumentado de câncer de mama podem precisar iniciar o rastreamento mais cedo ou ser rastreadas com mais frequência do que mulheres com risco médio.  



2. Busque informações seguras



Converse com seus familiares se existe algum histórico de câncer na família. Esta é uma etapa fácil de se aprender sobre o risco de câncer. Lembre-se de perguntar sobre a idade do diagnóstico - seu risco aumenta se sua mãe foi diagnosticada com câncer de mama ou de ovário antes dos 50 anos.



3. Seja ativa



Ficar ativa é a chave para se manter saudável. Praticar exercícios físicos por pelo menos 30 minutos por dia, 5 dias por semana, pode ter um grande impacto em sua saúde e é uma maneira fácil de reduzir o risco de câncer. Ser fisicamente ativo também pode ajudá-lo a diminuir o risco, mantendo um peso saudável.



4. Não espere que os sintomas apareçam – consulte seu médico



O rastreamento do câncer de mama pode parecer assustador, mas quanto mais cedo for encontrado, mais cedo poderá ser tratado e melhores serão as chances de remissão. De 25 a 39 anos, converse com seu profissional de saúde pelo menos uma vez a cada três anos para avaliação de risco, aconselhamento sobre redução de risco e exame clínico das mamas. Aos 40 anos, comece a fazer exames anualmente.



5. Corra do cigarro e limite a ingestão de álcool



Este, nem precisamos falar muito, não é? Há anos conhecemos os custos de saúde que advêm do tabagismo. Fumar pode enfraquecer o sistema imunológico, uma das melhores defesas de nosso corpo contra o câncer, e pode danificar ou alterar o DNA de uma célula, o que pode levar ao crescimento de um tumor. Desistir nem sempre é fácil. O consumo de álcool está relacionado ao câncer de mama e a vários outros cânceres. Uma vez ingerido, seu corpo o decompõe em uma substância química que pode danificar ou alterar o DNA de uma célula, podendo levar ao crescimento de um tumor. Portanto, corra desses dois males. 



Se algo parecer diferente ou estranho, não tenha medo de falar ou fazer perguntas ao seu profissional de saúde.



Gostou das dicas? Então faça mais do que apenas usar rosa este mês! Compartilhe essas dicas com suas melhores amigas para espalhar informações de prevenção e detecção precoce que podem salvar vidas.



Por: Sonia Ferreira