• Frete Grátis Para Todo Brasil*
  • 10% de desconto no boleto
  • Parcele em até 10X sem juros
  • Preço de atacado sem valor mínimo

Outubro Rosa - prevenção contra o câncer de mama

Categoria: Dicas

O mês de outubro é uma data muito importante na luta contra o câncer de mama. Outubro Rosa é uma campanha mundial pensada para divulgar ainda mais informações sobre os perigos dessa doença e as melhores formas de cuidados e prevenção. O câncer de mama ainda mata muitas mulheres em todo o mundo, porém algumas atitudes do seu dia a dia podem mudar essa realidade.



Separamos algumas dicas e informações importantes sobre a doença para que você se cuide ainda mais e fique sempre atenta a sua saúde e bem-estar. Confira nossas informações até o final e vamos entrar juntos nessa luta pela saúde da mulher.



Alguns dados sobre a doença



O INCA (Instituto Nacional de Câncer) estima que em 2019,  59.700 novos casos de câncer de mama sejam diagnosticados. Mesmo que no Brasil a taxa de mortalidade entre mulheres tenha diminuído,nós temos a segunda faixa mais alta de incidência de câncer de mama entre EUA, Canadá e Austrália.



Esses números nos mostram informações sobre riscos e possíveis benefícios dos exames de rotina precisam ser amplamente divulgadas para toda a sociedade, não somente no mês de outubro mas durante todo o ano. Os três pilares estratégicos para o controle da doença são: prevenção primária, diagnóstico precoce e mamografia.



Prevenção primária, diagnóstico precoce e mamografia.



É importante que todas as mulheres adultas fiquem atentas a alguns sintomas que podem indicar o câncer de mama. São eles:



Edema cutâneo (na pele), semelhante à casca de laranja; Retração cutânea; Dor; Inversão do mamilo; Hiperemia; Descamação ou ulceração do mamilo; Secreção papilar, especialmente quando é unilateral e espontânea.



Todos esses sintomas devem ser investigados o quanto antes, mas é importante informar que eles também podem ter relação com doenças benignas da mama. Por isso a visita regular ao seu médico é de grande importância.



O autoexame da mama também é muito importante no dia a dia da mulher. A realização dele é indicada para mulheres acima de 20 anos e sete dias após o início da menstruação. Confira o passo a passo:



Em frente ao espelho: Posicione-se em frente ao espelho; Observe os dois seios, primeiramente com os braços caídos; Coloque as mãos na cintura fazendo força; Coloque-as atrás da cabeça e observe o tamanho, posição e forma do mamilo; Pressione levemente o mamilo e veja se há saída de secreção. Em pé (pode ser durante o banho) Levante seu braço esquerdo e apoie-o sobre a cabeça; Com a mão direita esticada, examine a mama esquerda; Divida o seio em faixas e analise devagar cada uma dessas faixas. Use a polpa dos dedos e não as pontas ou unhas; Sinta a mama; Faça movimentos circulares, de cima para baixo; Repita os movimentos na outra mama. Deitada Coloque uma toalha dobrada sob o ombro direito para examinar a mama direita; Sinta a mama com movimentos circulares, fazendo uma leve pressão; Apalpe a metade externa da mama (é mais consistente); Depois apalpe as axilas; Inverta o procedimento para a mama esquerda.



Todos esses exames são muito importantes para a prevenção, mas eles não substituem a visita regular ao seu médico e o exame de mamografia, que é indicado para mulheres acima de 40 anos. Estima-se que unindo alimentação, nutrição e atividade física é possível reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver câncer de mama. Por isso é tão importante focar nesses cuidados básicos do dia a dia. Praticar exercícios não pode ter foco somente em um corpo perfeito para o verão, mas para garantir sua saúde e sua qualidade de vida.



Outubro Rosa - uma campanha de amor e prevenção



Aproveite essas informações importantes para compartilhar com todas as mulheres que você ama a importância de se cuidar. Não somente em Outubro, mas durante todo o ano. Afinal, se cuidar é um ato de amor e todos nós juntos podemos melhorar cada vez mais as estatísticas relacionadas ao câncer de mama no Brasil. Vamos entrar nessa luta?