OS BENEFÍCIOS DA YOGA PARA O SEU CORPO E MENTE

Categoria: Dicas

Você já se perguntou por que a Yoga, uma prática de medicação ancestral, se tornou tão popular nos dias de hoje? Para muitas pessoas, a Yoga é um estilo de vida. É poder fugir do estresse do dia a dia, da vida agitada e buscar o equilíbrio do seu corpo, mente e espírito. Na verdade, a Yoga é uma série de posturas e alongamentos praticados com técnicas de respiração, oferecendo poderosos benefícios como os exercícios. Por ser uma prática bem suave, grande parte das pessoas podem praticá-la, independentemente do seu condicionamento físico ou idade. A Yoga nasceu na Índia e se popularizou no mundo inteiro.  Alguns estilos de Yoga são intensos e vigorosos. Outros são relaxantes e meditativos. Não importa o tipo que você escolha, a Yoga é uma ótima maneira de alongar e fortalecer seu corpo, concentrar sua mente e relaxar seu espírito. O bom da Yoga é que você pode praticar em casa e com pouco espaço. 



Yoga e seus benefícios



 1. Saúde das articulações



Os movimentos necessários para a Yoga são de baixo impacto, permitindo que você use as articulações sem machucá-las. A Yoga também ajuda a fortalecer os músculos ao redor das articulações, diminuindo sua carga. Pessoas com artrite costumam ver uma melhora acentuada em sua dor e mobilidade com a prática regular.



2. Previne dores nas costas



Maior flexibilidade e força podem ajudar a prevenir as causas de alguns tipos de dor nas costas. Muitas pessoas que têm dor nas costas passam muito tempo sentadas em frente ao computador ou dirigindo um carro, o que causa rigidez em todo o corpo e compressão na coluna. A Yoga neutraliza essas condições, pois estudos mostram que a prática pode ajudar a aliviar os sintomas comuns dessas dores. 



3. Melhora a respiração



A maioria das pessoas não se atentam para a forma como respiram. Os exercícios respiratórios de Yoga focam a atenção na respiração e nos ensinam como respirar mais profundamente, o que beneficia todo o corpo. O trabalho de respiração na Yoga pode ter benefícios físicos e mentais, ajudando a limpar as vias nasais - muito útil para pessoas que sofrem com alergias - e ainda uma melhora no sistema nervoso. 



 4. Promove o equilíbrio mental



Concentrar-se no que seu corpo está fazendo tem o efeito de trazer calma à sua mente. A Yoga também apresenta técnicas de meditação, como a forma de se concentrar na respiração e se desligar dos pensamentos. Os benefícios mentais da Yoga são bem fundamentados por pesquisas científicas, que comprovam redução significativa do estresse, da ansiedade e da depressão. A Yoga dá ênfase no momento presente. Isso ajuda para que você não fique preso em pensamentos do passado, ou antecipar o futuro. 



 Diversos são os benefícios da Yoga para melhorar a conexão com seu corpo e mente. O legal de fazer Yoga é que você começa a ter uma melhor consciência do seu próprio corpo, aceitando-o como ele é, sem julgamentos, através de movimentos sutis. Isso faz com que aumente sua autoconfiança. 



 E aí, vamos começar a cuidar do corpo e mente com a prática de Yoga? Se gostou de nosso artigo, compartilhe em suas redes sociais.



Por: Sonia Ferreira