Joelhos: Como protegê-los durante a corrida

Categoria: Dicas

Você costuma sentir dores nos joelhos enquanto corre? Seja para perder peso ou para a sua primeira maratona, correr é uma forma fantástica de entrar em forma e manter uma boa saúde. É bom para seu coração, seu corpo e mente. Mas cuidado para a corrida não te causar lesões. Pesquisas demonstram que o alto impacto desse tipo de esporte coloca muita força em suas articulações, especialmente nos joelhos.É por isso que, para algumas pessoas, correr é sinônimo de dor no joelho. Embora muitos corredores aumentam drasticamente sua milhagem de corrida, muito rápido, e acabam não observando a importância de um programa adequado de corrida. 



Mas isso é motivo suficiente para parar de correr? Claro que não!



Aprender a prevenir a dor no joelho é o que vamos abordar em nosso artigo. 



3 dicas simples para prevenir dores nos joelhos durante a corrida



1. Use tênis adequados



O pé é uma parte muito complexa da anatomia humana. Eles suportam o impacto durante a corrida. Como a corrida é um esporte de alto impacto que coloca muito estresse nos joelhos, usar os tênis certos não apenas ajuda você a correr mais rápido e por mais tempo, mas também pode reduzir os riscos de dor e lesões. Um bom tênis de corrida é projetado especificamente para difundir a carga que sobe pelo resto de sua perna. Ao treinar com tênis inadequados, você pode aumentar os riscos de dor no joelho e outros problemas. Você não vai querer isso, não é mesmo?



2. Treinamento de força



O treinamento de força é muito importante para quem pratica corrida. Sabe por que? Uma boa rotina de força pode fazer maravilhas para prevenir dores nos joelhos, além de vários outros tipos de lesões em seu corpo. Por exemplo, se os músculos da parte inferior do corpo estão fracos, então são as articulações - principalmente os joelhos - que recebem o maior impacto de cada golpe. Portanto, para evitar a dor, ou evitar que ela volte, passe um tempo fazendo exercícios de treinamento de força voltados para a parte inferior do corpo. Especificamente, exercícios direcionados aos músculos estabilizadores do joelho. Isso inclui: quadris, glúteos, panturrilhas, entre outros. 



3. Faça uma boa dieta



Ao lidar com dores no joelho, não negligencie o poder da dieta. Para correr você precisará dos nutrientes e substâncias certas para ajudar a proteger as células contra danos e manter as articulações saudáveis. Para começar, consuma bastante cálcio. Produtos lácteos e vegetais verde-escuros são algumas das fontes ideais de cálcio. Outro nutriente são os ácidos graxos ômega 3. Esses ácidos graxos são anti-inflamatórios naturais que podem ajudar a aliviar a inflamação das articulações antes que as danifiquem. Muitos atletas costumam complementar a alimentação com suplementos que estimulam a formação e o reparo da cartilagem. 



Essas são somente algumas dicas, existem várias, mas o segredo é proteger os joelhos desde o início, tomando o máximo de medidas para a prevenção de lesões. 



Se gostou de nosso artigo, compartilhe em suas redes sociais.



Por: Sonia Ferreira