EXERCÍCIOS AERÓBICOS E SEUS BENEFÍCIOS

Categoria: Dicas

Você já deve ter se perguntado quais os reais benefícios dos exercícios aeróbicos. É claro que todo exercício regular é bom para sua saúde, nisso não há dúvidas. Mas porque é tão importante os exercícios aeróbicos e quais as vantagens em executá-los diariamente? 



Primeiro vamos entender o que é o exercício aeróbico. É simples! 



Também conhecido como exercício cardiovascular, onde trabalha todo o sistema cardiovascular de uma pessoa, ou seja, pulmões e coração, os exercícios aeróbicos envolvem atividades que fazem com que seu coração e respiração funcionem a uma frequência elevada por um longo período de tempo. 



O exercício aeróbico também envolve o bombeamento de sangue oxigenado para os músculos que estão trabalhando. Esse tipo de exercício inclui atividades como andar de bicicleta, pular corda, correr, dançar, nadar e várias outras atividades semelhantes. 



3 benefícios do exercício aeróbico



1. Melhora da saúde mental



Uma das coisas que você pode não saber sobre os exercícios aeróbicos é que eles podem ajudar a melhorar e muito a sua saúde mental. Há uma grande porcentagem da população que sofre de ansiedade, depressão e até baixa autoestima. Hoje em dia, isso não se resolve mais somente com remédios ou terapia. 



Fazer exercícios regularmente pode ser uma ferramenta muito eficaz quando se trata de curar esses sintomas. 



O exercício aeróbico faz com que o cérebro libere substâncias químicas chamadas dopamina. A dopamina e outras substâncias químicas do cérebro, são chamadas de “substâncias da felicidade”. Quando liberadas pelo cérebro, elas fazem você se sentir feliz e satisfeito. Portanto, as pessoas que sofrem de depressão e ansiedade podem reduzir seus sintomas por meio de alguns exercícios aeróbicos simples. 



2. Controla o peso



É provado que o exercício aeróbico é uma das formas mais eficazes de controlar o peso. Na verdade, pode ser a melhor maneira de perder peso. O exercício aeróbico diário com uma frequência cardíaca ou nível de esforço ligeiramente aumentado, por um período de 30 a 60 minutos por dia, pode queimar um número significativo de calorias.



Combinado com uma boa dieta, isso pode te ajudar a perder peso. O peso pode ser a causa de vários problemas de saúde. Daí a importância de se cuidar e, começar já, a praticar os exercícios aeróbicos.



3. Ajuda controlar a hipertensão



A hipertensão é geralmente causada por um coração fraco. Um coração fraco precisa bombear e trabalhar muito mais para distribuir a mesma quantidade de sangue pelo corpo quando comparado a um coração mais forte. Isso coloca muita pressão indevida nas paredes de suas artérias, causando assim a famosa “pressão alta”. Quanto menos o seu coração tiver que trabalhar para bombear o sangue, mais baixa será a sua pressão arterial.



Com o tempo, os exercícios aeróbicos fortalecerão seu coração. Afinal, o coração é um músculo, portanto, fazer atividades aeróbicas irá treinar esse músculo. Assim como com qualquer outro músculo, quanto mais você o treina, mais forte ele fica. 



 Então, viu como há muitos benefícios nos exercícios aeróbicos e, de fato, existem muitos outros além dos que listamos?! Se você tiver alguma dúvida ou comentário, fique à vontade em deixá-los aqui. E compartilhe o artigo em suas redes sociais! 



Por: Sonia Ferreira