Dicas de exercícios para panturrilha

Categoria: Dicas

Crucial não só para quem gosta de praticar corrida, mas também manter a forma, a panturrilha é uma parte importante do corpo que não pode ser negligenciada durante as rotinas de treinamento. Embora a força da panturrilha seja um fator importante, a sua mobilidade e alongamento são essenciais. A rigidez e falta de exercícios na panturrilha podem causar dor nos joelhos, costas e quadris, além de tornar seu desempenho limitado.



Pensando no fortalecimento geral da panturrilha e na mobilidade do tornozelo – respeitando que cada pessoa tem um tipo de força e resiliência para os programas de exercícios - segue algumas dicas de exercícios para você fazer em casa ou na academia. 



1. Elevação do calcanhar



Este exercício você pode fazer em casa. Na planta dos pés com os calcanhares pendurados em um degrau. Segure-se na parede ou no batente da porta ou barra para se equilibrar, se necessário, mas não use as mãos para ajudá-la a subir. Levante uma perna do chão e faça levantamentos de calcanhar com uma perna só (movimento sobe e desce). Repita os mesmos movimentos na outra perna. 



2. Elevação do calcanhar com perna dupla



Esse exercício aumenta a força concêntrica. Este exercício é caso você não consiga fazer de 10 ou mais levantamentos de calcanhar com uma única perna, conforme o exercício anterior. Suba no mesmo degrau e use as duas pernas para levantar o corpo (movimento sobe e desce). Lembrando que deve ser confortável para você.



3. Pular corda



O simples movimento de “pular corda” aumenta a resistência muscular da panturrilha. Como sugere os treinadores, um bom começo seria 4 séries de 15 segundos, com 1 minuto de descanso entre cada série de saltos. Lembrando de pousar na ponta dos pés, não com os pés chatos no chão. 



O que você achou do artigo? Comente e compartilhe em suas redes sociais.



Por: Sonia Ferreira