Conheça os benefícios da Vitamina C

Categoria: Dicas

Com a chegada do inverno e dos dias frios muitas pessoas correm para as farmácias para garantirem seu estoque de vitamina C. Você também é assim? Já parou para pensar em todos os benefícios que essa importante vitamina oferece para seu corpo?



Muito além de “proteger contra a gripe”, a vitamina c é importante para muitas outras funções. Separamos dicas super interessantes para você apostar ainda mais nessa vitamina durante este inverno. Confira.



O que é a vitamina c?





A vitamina C é considerada o mais potente e importante antioxidante dietético, capaz de reduzir o estresse oxidativo. Muitas pessoas devem conhecer seu nome químico: ácido ascórbico, o que caracteriza as suas duas principais propriedades: química e biológica.



A vitamina C é hidrossolúvel, ou seja, não se armazena no organismo, o que indica a necessidade de um aporte diário do nutriente. Ela participa de processos metabólicos e celulares em nosso corpo, o que a torna indispensável para os seres humanos.



Ela já foi adotada pela indústria cosmética por conta de suas propriedades. Normalmente utilizada na forma de pomadas e gel,proporciona benefícios para a pele e melhora a sua aparência.



 



Onde encontrar Vitamina C?




Como fonte natural de fornecimento de  Vitamina C, podemos citar algumas frutas e vegetais que possuem uma grande concentração desse nutriente e o consumo pode ser suficiente para suprir a demanda diária de até 90 mg, conforme a faixa etária.



O ideal é que sejam consumidos crus e frescos, pois, dessa maneira conservam uma maior quantidade da vitamina. Se escolher cozinhar, dê preferência ao cozimento no vapor para evitar a perda de nutrientes.  



Entre os alimentos que possuem uma grande quantidade de Vitamina C estão:

- Acerola
- Batata doce
- Brócolis
- Couve de Bruxelas
- Espinafre
- Goiaba
- Kiwi
- Laranja
- Morango
- Pimentão
- Salsa



Benefícios da Vitamina C





Muito além de reforçar a imunidade, a Vitamina C também é excelente para a pele. O consumo frequente  faz com que não haja o envelhecimento precoce. O colágeno, responsável pela sustentação e firmeza da pele tem a sua produção estimulada e os radicais livres são combatidos.



Com a produção de colágeno fortalecida,  ossos, dentes e tendões também ficam mais fortes. A anemia também pode ser tratada com a ingestão de Vitamina C, que colabora para uma melhor absorção do ferro.




No caso das gripes e resfriados, que a maioria das pessoas já conhece seus benefícios, a vitamina C monstra-se eficaz no fortalecimento do sistema imunológico pois suas propriedades colaboram para o aumento da produção de glóbulos brancos, células que fazem parte do sistema de defesa e que tem a função de combater microrganismos e estruturas estranhas ao organismo.



Para quem pratica exercícios o consumo dela pode potencializar o resultado dos treinos, pois a vitamina C colabora para combater o estresse oxidativo, os efeitos dos radicais livres, diminui a suscetibilidade a lesões e inflamações, reduz a taxa de oxidação lipídica e melhora o desempenho.



Em caso de suplementação, sempre procure um nutricionista para que ele possa receitar a quantidade certa de acordo com suas necessidades. Tenha sempre uma alimentação saudável e equilibrada para garantir bons níveis de vitamina C e outros nutrientes importantes para sua saúde.



Gostou das nossas dicas sobre a Vitamina C? Aproveite para assinar nossa newsletter e receber muitos outros conteúdos, dicas e promoções exclusivas em seu e-mail.