Como calcular o Índice de Massa Corporal

Categoria: Dicas

Muito usado por nutricionistas, o Índice de Massa Corporal, mais conhecido como IMC é uma medida, um parâmetro, muito utilizado para classificar uma pessoa com base em sua altura e peso e destina-se a quantificar a massa do tecido. É amplamente utilizado, inclusive pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como um indicador geral para calcular se uma pessoa tem um peso corporal saudável para sua altura. Neste artigo vamos especificar de que maneira é feito o cálculo dessas medidas. O valor obtido do cálculo do IMC, é usado, especificamente, para categorizar se uma pessoa está abaixo do peso, no peso normal, com sobrepeso ou obesidade, dependendo da faixa. As faixas de IMC variam com base em fatores como idade e região e, às vezes, são divididas em subcategorias, como muito baixo peso ou muito obeso. Isso nos indica que, estar acima do peso ou abaixo do peso pode ter efeitos significativos na sua saúde. 



Como calcular o meu IMC?



Você mesmo pode calcular o seu Índice de Massa Corporal. Quer aprender? Veja como é fácil!



Primeiro você precisa das seguintes informações: 





  • Seu peso




  • Sua altura





Pronto, agora vamos usar a seguinte fórmula:



IMC = Peso (Kg) / Altura (m)2 



Transcrevendo a fórmula, para o resultado do IMC é considerado o Peso, dividido pela altura, elevada ao quadrado, ou seja: 



1. Divida o seu peso (em Kg) pela sua altura (em metros);



2. Divida a resposta pela altura novamente para obter o seu IMC.



Uma conta fácil e rápida de se fazer, embora muito importante para saber se você está ou não dentro da faixa “normal” de massa muscular. Lembrando que o IMC é uma estimativa aproximada. O resultado pode ser não ser tão preciso para pessoas muito musculosas, como por exemplo, os fisiculturistas ou aqueles que perderam uma quantidade muito significativa de músculos, por exemplo os idosos. 



Depois que você encontrar o seu IMC, é hora de observar a escala e identificar onde você se classifica, conforme configura as cinco faixas abaixo:





  • Baixo peso = menos de 18,5




  • Peso normal = 18,5 – 24,9




  • Sobrepeso = 25 – 29,9




  • Obesidade = 30 – 39




  • Obesidade grave = acima de 40,0





Embora o IMC seja uma ferramenta muito útil de verificação, deve se levar em conta também outros dados dentro desse contexto. Antes de qualquer atitude ou medida preventiva, é pertinente conversar com seu personal ou médico, para entender e fazer uma leitura mais minuciosa de seu IMC, como fator importante para o controle de sua saúde.



Por: Sonia Ferreira