Atividades físicas durante a pandemia - Quais cuidados tomar?

Categoria: Dicas

Em muitas cidades já estão acontecendo flexibilizações de vários serviços e atendimentos, entre eles academias e treinos ao ar livre. Porém, mesmo com essa flexibilização é preciso ter alguns cuidados ao praticar atividades durante a pandemia. Como ainda não temos previsões corretas sobre a liberação de vacinas, devemos ter todo o cuidado possível para evitar a propagação do COVID-19 durante os exercícios. Separamos dicas e informações importantes para que você garanta sua saúde nesse período. Confira.



Treino em academia



As atividades em academia são mais perigosas do que as praticadas ao ar livre ou em casa, por exemplo. O risco de contaminação existe tanto pelo ar quanto pelos equipamentos compartilhados. Mas, se você optar pelos treinos em academia, fique atenta a limpeza e a desinfecção dos equipamentos. Dê preferência aos exercícios que utilizem o peso do próprio corpo ou elásticos individuais no lugar dos equipamentos tradicionais. Sempre use sua máscara durante o treino.



Treino ao ar livre



Parques e calçadões são ótimas opções para os treinos ao ar livre como caminhadas, pedalada, patins, corridas... mas manter o distanciamento social correto e usar a máscara ainda é muito importante nesse momento. Esportes coletivos, como o futebol, ainda devem ser evitados neste momento mesmo ao ar livre pois o contato entre atletas é constante.  



Estudos preliminares sugerem distanciamento de 5 metros ao caminhar, 10 metros ao correr e 20 metros ao pedalar, mas as orientações estão sendo sempre revistas. Por isso, para sua segurança, evite visitar esses lugares em horários de pico e muito movimento de pessoas.



Uso da máscara



O uso da máscara é muito importante pois o virus pode ser transmitido por quem não está apresentando sintomas. É importante manter a sua máscara seca durante as atividades. Os exercícios leves a moderados não costumam molhar muito a máscara, mas os treinos mais pesados exigem uma troca com maior frequência. Sempre leve máscaras reserva para seus treinos e tome todos os cuidados necessários com sua higiene. Não deixe nariz e boca para fora. Use-a de forma correta para garantir a sua segurança e a segurança de quem está ao seu redor. O uso do álcool em gel também não deve ser esquecido. Tenha sempre um frasco na sua bolsa e use constantemente. Gostou das nossas dicas? Aproveite para se cadastrar na nossa newsletter e receber muitos outros conteúdos em primeira mão.



 



 

Legging