Alongamento da coluna - Entenda a importância desse exercício

Categoria: Dicas

O alongamento da coluna já deveria fazer parte da nossa sequência de exercícios diários, principalmente para as pessoas que passam muito tempo em pé ou sentadas. Esse alongamento garante muito mais saúde para nossas costas e mais qualidade de vida para nosso dia a dia.



Para quem treina com frequência ele também tem grande importância. As regiões lombar e cervical, normalmente, recebem muita carga durante os exercícios mais comuns e podem ser sobrecarregadas. Para evitar possíveis danos, é preciso separar um tempinho para se alongar antes de iniciar os exercícios.



Pode parecer algo simples, mas alongar a coluna faz uma grande diferença em nossas vidas, principalmente neste momento em que estamos em casa e a tendência é passarmos mais tempo sentados e deitados. Confira nossas dicas para alongar a coluna e comece a colocar em prática hoje mesmo.



Importância de alongar a coluna




Grande parte da população tem maus hábitos relativos a coluna, principalmente por conta do uso intenso de celular e computadores. Esses hábitos tendem a causar dores crônicas além de deformações definitivas na coluna vertebral. O alongamento busca aperfeiçoar e preservar a flexibilidade muscular.



Para rotinas do dia a dia e para uma melhor execução dos exercícios físicos, é preciso que a coluna tenha força, flexibilidade e estabilidade. Alongar a coluna melhora a flexibilidade, aumenta o fluxo sanguíneo, promove uma postura correta, ajuda a relaxar e reduz riscos de lesões e contusões.



O alongamento pode ser realizado todos os dias e é excelente para nos ajudar nas rotinas do dia a dia e evitar aquelas dores tão incômodas que muitas pessoas sentem por se sentarem de forma incorreta ou por não darem atenção a essa parte do treino antes das atividades físicas.



Exercícios de alongamento para a coluna




Sempre gostamos de frisar que todo exercício deve ser acompanhado por um profissional da área. Você pode continuar fazendo os mesmos da academia, caso esse seja seu caso, ou buscar a ajuda de profissionais online. Caso você já tenha alguma lesão nas costas, evite praticar esses alongamentos.



Alongamentos para dorsal



1. Abra as pernas e tente alcançar seu pé direito com sua mão direita, levando ao máximo sua coluna para essa região, sem forçar. Fique na pose por 40 segundos e repita do lado esquerdo.



2. Fique parado de pé com o corpo todo alinhado e tente abaixar o corpo para alcançar as mãos no chão, deixando o quadril para o alto. Fique na pose por 40 segundos.



3. Fique em quatro apoios (apoiando os dois joelhos e as duas mãos no chão) e depois tente elevar as costas para cima o máximo que conseguir, como um gato se espreguiçando. Fique na pose por 40 segundos.



Alongamentos para lombar



1. Ajoelhe-se no chão e incline o tronco para frente, esticando os braços o máximo que conseguir. Fique na pose por 40 segundos.



2. Deitado de barriga para cima, puxe uma das pernas para perto do tronco o máximo possível. Fique na pose por 40 segundos e repita com a outra perna.



3. Fique parado de pé com o corpo todo alinhado e tente baixar apenas o tronco, mobilizando só o quadril, para baixo, segurando as mãos cruzadas atrás de suas pernas. Fique na pose por 40 segundos.



Alongamento para cervical



1. Sentado, coloque a mão direita sobre a cabeça e abaixe a cabeça lateralmente nesta direção, enquanto estica a perna esquerda para o outro lado. Fique na pose por 40 segundos e repita do outro lado.




2. Sentado, vire a cabeça o máximo que conseguir para a direita. Fique na pose por 40 segundos e repita do outro lado.



Pratique todos os exercícios com máximo cuidado e atenção. Qualquer dor é sinal de que algo está errado, neste caso, pare imediatamente e procure um profissional.



Gostou das nossas dicas de alongamento? Aproveite para nos acompanhar no Instagram e no Facebook e ficar por dentro de muitas outras dicas e novidades aqui da Angê.