Alimentos com colágeno

Categoria: Dicas

Os alimentos com colágeno têm sido muito utilizados para quem busca mais saúde, principalmente pele, unhas e cabelos.  O colágeno é a proteína mais desejada e valorizada por homens e mulheres, produzida naturalmente pelo organismo e também vendida nas farmácias.  



Além de ser muito associado a saúde e a firmeza da pele, você sabia que ele também é responsável por manter nossos tendões, cartilagem e tecido conjuntivo bem fortalecidos?
Hoje vamos falar sobre os alimentos que possuem essa importante proteína e como eles podem colaborar para um dia a dia mais saudável em vários aspectos.



Informações sobre o colágeno



Mesmo sendo produzido pelo organismo, ao longo dos anos a produção de colágeno vai sendo afetada por fatores naturais, como: a própria capacidade de produção do corpo, radiação ultravioleta do sol, poluição, estresse oxidativo e outras causas.



Acredita-se que o corpo perde em torno de 1% do colágeno a partir dos 30 anos e, após os 50, acredita-se que sua produção gira em torno de 35% a 40% do total. Por isso, precisamos repor os aminoácidos e nutrientes necessários para a produção de colágeno, e as fontes prioritárias destas matérias-primas estão nos alimentos.



Alimentos com colágeno



Por isso, consumir alimentos com colágeno é importante em qualquer idade, principalmente para quem já passou dos 30. Vamos compartilhar uma lista com alimentos que não podem faltar na sua dieta.



Frango: O frango é uma fonte de aminoácidos excelente para garantir que a produção de colágeno continue em dia, além de ser uma fonte de proteína excelente.



Clara de Ovo: Rica em prolina, ingrediente necessário para produção de colágeno, o consumo da clara de ovo é ótimo para quem quer manter a pele firme e viçosa;



Feijão, lentilha e arroz: A combinação entre arroz e feijão não é boa apenas ao paladar. Juntos oferecem todos os aminoácidos que o corpo precisa. Já a lentilha é rica em proteínas, ou seja, o combo perfeito para o organismo.



Frutas cítricas e tropicais: Ingredientes importantes na produção do colágeno, a vitamina C é abundante em frutas como limão e laranja. Outras fontes desta vitamina são frutas tropicais como manga, kiwi, abacaxi, goiaba e acerola.



Quinoa: Um alimento muito nutritivo, contém todos os aminoácidos essenciais ao nosso corpo. A Quinoa é fonte de cálcio, ferro, ácidos graxos, ômega 3, 6 e zinco.



Qual desses alimentos já fazem parte da sua dieta? Aproveite para observar como anda sua alimentação durante os dias de quarentena e cuide ainda mais da sua saúde.