3 motivos para não exagerar na gordura

Categoria: Dicas

Como acontece com a ingestão excessiva de qualquer tipo de alimento, a gordura também pode ser um vilão na sua alimentação. O ideal, claro, é fazer uma alimentação diversificada. Portanto, se você for daquelas que prioriza alimentos ricos em gordura, como carne, certos tipos de peixes e até mesmo nozes, ao invés de comer uma variedade de alimentos nutritivos como verduras, frutas e grãos inteiros, é preciso ter cuidado para que o seu corpo não fique deficiente em vitaminas e minerais importantes para sua saúde. Existem alguns sinais de alerta – dados pelo nosso corpo – de que estamos consumindo muita gordura em nossa dieta. Fique atenta!



Sinais de que você está consumindo muita gordura



1. Ganho de peso



As gorduras são densas em calorias, fornecendo duas vezes mais calorias do que carboidratos ou proteínas, ou seja, a gordura fornece 9 calorias por grama, enquanto os carboidratos e proteínas fornece quatro calorias por grama. É uma grande diferença, não é mesmo? Vale a pena ficar atenta a isso. 



 2. Colesterol elevado



 As gorduras saturadas, que estão em fontes animais como manteiga, queijo, entre outros, se consumidas em quantidades excessivas, tendem a apresentar elevações nas leituras de colesterol LDL. O colesterol LDL também é conhecido como o tipo ruim de colesterol. Aquelas que seguem dietas ricas em gorduras saturadas, são propensas a ter níveis de LDL acima do normal, o que pode causar sérios riscos para a saúde. 



 3. Desconforto gastrointestinal



 Se você está sentindo desconforto gastrointestinal e se sua dieta for rica em gordura, provavelmente você não está incluindo vegetais, frutas ou cereais em sua dieta. Todos esses alimentos são ótimas fontes de fibras. Uma dieta pobre em fibras pode causar prisão de ventre e outros problemas digestivos. Este também é um efeito colateral comum para quem consome muita carne. Isso não quer dizer que você não deve ingerir gordura. A gordura, assim como os carboidratos e as proteínas, é um macronutriente que precisamos comer para sobreviver. O foco deve estar na qualidade e quantidade das gorduras que você está consumindo. Importante conversar com seu médico ou nutricionista para ajustar sua dieta. 



Se gostou do nosso artigo, fique à vontade para deixar algum comentário e compartilhar com suas amigas em suas redes sociais.



Por: Sonia Ferreira